NOTRE-DAME
LOCAL: PARIS - FRANÇA CO-AUTORES: YURI VITAL, JOÃO PEDRO SOMMACAL DE MELLO E FELIPE MAIA PRÊMIO: PROJETO FINALISTA EM CONCURSO INTERNACIONAL PRIZE: FINALIST PROJECT IN AN INTERNATIONAL COMPETITION MAIS DO QUE UMA RESTAURAÇÃO EM SI, O PROJETO É UMA HOMENAGEM À MEMÓRIA DA CATEDRAL DE NOTRE DAME. O DIÁLOGO ENTRE A CIDADE DE PARIS E A CATEDRAL É RENOVADO ATRAVÉS DE UM GESTO ARQUITETÔNICO, UM NOVO TELHADO QUE REFLETE O CÉU PARISIENSE E SEU ENTORNO, UM VOLUME AUSENTE COMO UMA PINTURA DE RENÉ MAGRITTE. UM DECK EXTERNO PERMITE QUE OS VISITANTES SAIAM E FAÇAM PARTE DE UMA IMAGEM SURREAL: VISTO DA RUA, ELES ESTARÃO CAMINHANDO SOBRE UM TELHADO INVISÍVEL, ANDANDO NO CÉU. APESAR DE SER UMA RECONSTRUÇÃO DA PARTE DESTRUÍDA DO EDIFÍCIO, AS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO E OS MATERIAIS UTILIZADOS SERÃO DE TECNOLOGIA MODERNA. AS QUATRO TORRES SERÃO RECONSTRUÍDAS EM SEU FORMATO ORIGINAL, MAS DESTA VEZ UTILIZANDO AÇO INOX POLIDO, QUE ATUARÁ COMO GRANDES PAINÉIS REFLEXIVOS. COM ISSO, O CÉU E O ENTORNO DO EDIFÍCIO SERÃO REFLETIDOS, CONTINUANDO DISCRETAMENTE A PERSPECTIVA DO PERFIL DA CIDADE. INSPIRADO PELO CONCEITO MODERNO DE RESTAURAÇÃO, ORIGINALMENTE CONCEBIDO E DESENVOLVIDO POR VIOLLET-LE-DUC, QUE EM SUAS TEORIAS SEMPRE PROCURAVA ESTABELECER INTERVENÇÕES EM MONUMENTOS DE MANEIRAS MUITO PROVOCATIVAS E NÃO UNÂNIMES, A AUSÊNCIA DA TORRE PRINCIPAL ORIGINAL EM NOSSO PROJETO POSSUI UMA SIMBOLOGIA METAFLÓRICA. A IDEIA DE LEMBRAR UMA PERDA, ABRIR ESPAÇO E TRANSFORMÁ-LO EM UM PÁTIO AO AR LIVRE, ONDE OS VISITANTES PODEM SE REUNIR E CONTEMPLAR A CIDADE. AS ESTATUAS DE BRONZE DOS DOZE APÓSTOLOS QUE ORIGINALMENTE ESTAVAM NA CATEDRAL SERÃO EXPOSTAS NESTA NOVA GALERIA, E SEU PISO, FEITO DE MATERIAL TRANSPARENTE E RESISTENTE, PERMITIRÁ A PASSAGEM DA LUZ E A CONTEMPLAÇÃO DAS ESTATUAS POR AQUELES DENTRO DA CATEDRAL, COMO SE ESTIVESSEM TOMANDO VOO PARA OS CÉUS E SE APROXIMANDO DO DIVINO. _ MORE THAN A RESTORATION PER-SE, THE PROJECT IS A TRIBUTE TO THE MEMORY OF THE NOTRE DAME CATHEDRAL. THE DIALOGUE BETWEEN THE CITY OF PARIS AND THE CATHEDRAL IS RENEWED THROUGH AN ARCHITECTURAL GESTURE, A NEW ROOF THAT REFLECTS THE PARISIAN SKY AND SURROUNDINGS, AN ABSENT VOLUME AS A RENÉ MAGRITTE'S PAINTING. AN EXTERNAL DECK ALLOWS THE VISITORS TO GO OUTSIDE AND BE PART OF A SURREAL IMAGE: SEEN FROM THE STREET, THEY WILL BE WALKING AROUND AN INVISABLE ROOF, WALKING IN THE SKY. DESPITE BEING A RECONSTRUCTION OF THE DESTROYED PART OF THE BUILDING, THE CONSTRUCTION TECHNIQUES AND MATERIALS WILL USE MODERN TECHNOLOGY. THE FOUR WINGS WILL BE RECREATED IN ITS ORIGINAL FORMAT, BUT THIS TIME USING POLISHED STAINLESS STEEL, WHICH WILL ACT AS LARGE REFLECTIVE PANELS. WITH THIS, THE SKY AND SURROUNDINGS OF THE BUILDING WILL BE REFLECTED, DISCRETELY CONTINUING THE PERSPECTIVE OF THE CITY SKYLINE. INSPIRED BY THE MODERN CONCEPT OF RESTORATION, ORIGINALLY CONCEIVED AND DEVELOPED BY VIOLLETLE-DUC, WHO IN HIS THEORIES ALWAYS TRIED TO ESTABLISH THE INTERVENTIONS IN MONUMENTS IN VERY PROVOKING AND NON UNANIMOUS WAYS, THE ABSENSE OF THE ORIGINAL MAIN TOWER IN OUR PROJECT HAS A METAPHORICAL SYMBOLOGY. THE IDEA OF REMINDING A LOSS, OPENING SPACE AND TURNING IT INTO AN OUTDOOR PATEO, WHERE VISITORS CAN GATHER AND CONTEMPLATE THE CITY. THE BRONZE STATUES OF THE TWELVE APOSTLES THAT WERE ORIGINALLY IN THE CATHEDRAL WILL BE DISPLAYED IN THIS NEW GALLERY, AND ITS FLOOR, MADE OF TRANSPARENT AND RESISTANT MATERIAL, WILL ALLOW THE PASSAGE OF LIGHT AND CONTEMPLATION OF THE STATUES BY THOSE INSIDE THE CATHEDRAL, AS IF THEY WERE TAKING FLIGHT TO THE SKIES AND APPROACHING THE DIVINE.